Justificativas e Objetivos


A principal justificativa para a construção deste projeto é o comprometimento que temos com a construção de uma sociedade melhor.

Por já trabalharmos há alguns anos dentro do Complexo Penitenciário, temos uma visão social diferente do senso comum, já característica das pessoas que se propõe a trabalhar neste local tão mal visto pela sociedade em geral, mesmo sem terem o conhecimento da realidade que acontece em seu interior. Mal visto, pois as mídias dão muita ênfase aos acontecimentos esporádicos, como as fugas ou tentativas de fugas, mas quase nenhuma exposição dos trabalhos de recuperação, educação, laborais, etc., que acontecem diariamente dentro das unidades.

Com essa consciência, decidimos criar um projeto que não tenha como foco principal a exploração de mão de obra barata, foco este característico de algumas empresas que levam uma parte de sua produção para dentro das unidades de privação de liberdade.

Nosso projeto tem seu foco na recuperação da pessoa, numa melhor condição para se manterem enquanto privados de liberdade, na preparação para a saída e numa assistência pós-saída, para que tenham condições de retomarem suas vidas com dignidade e não retornarem a cometer o delito que levou-as à cumprirem pena de privação de liberdade.

Por termos conhecimento que a grande maioria das mulheres que estão encarceradas no Presídio Feminino de Florianópolis já é mãe, e muitas são abandonadas pelos maridos em decorrência de sua prisão, esse trabalho que iremos oportunizar a elas também servirá para auxiliar na criação de seus filhos que, na maioria das vezes, estão sendo criados por familiares, podendo oportunizar uma vida mais digna a essas crianças e melhorar a auto-estima dessas mulheres já que terão a consciência de que, mesmo estando presas, estão ajudando na criação de seus filhos.

Já temos algumas confecções que entramos em contato e que ressaltaram a falta de profissionais com qualificação nesta área. Inclusive já falamos deste nosso projeto e da ideia de encaminhá-las ao mercado de trabalho quando forem soltas e estamos montando uma lista de empresas para entrarmos em contato para a colocação das egressas logo que forem postas em liberdade.

E iremos fazer um acompanhamento periódico das egressas que forem encaminhadas por nós após estarem em liberdade, para podermos proporcionar um apoio psicológico ou a recolocação em outra empresa caso venha ter algum tipo de problema profissional, pessoal ou algum tipo de preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário