sábado, 8 de dezembro de 2012



Projeto Malharia Social é apresentado à Comissão de Segurança Pública.

05/12/2012 - 12h55min

Professor Felipe Rodrigues, idealizador do projeto "Malharia Social"
O projeto “Malharia Social”, destinado à ressocialização de mulheres detentas, por meio do trabalho em costura e modelagem, foi apresentado aos membros da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (5). A previsão é que o projeto esteja funcionando a partir de janeiro no Complexo Penitenciário da Capital. A rapidez na implementação do projeto é garantida pelo convênio firmado em 27 de agosto entre Secretaria da Justiça e Cidadania, Malharia Social e Udesc.
De acordo com o idealizador e coordenador do “Malharia Social”, professor Felipe Rodrigues, as presidiárias contarão com 16 máquinas de costura novas, doadas por empresas, e assistência técnica fornecida por universidades parceiras do projeto. O objetivo da ação é promover a ressocialização das internas, diminuindo também a taxa de reincidência em crimes.
“Tem muita gente nos presídios que quer mudar de vida. Nossa intenção é dar uma chance a estas pessoas. Temos certeza absoluta que dará certo”, disse.
Mais de 1,7 mil mulheres estão presas
Atualmente, o estado conta com quase 17 mil detentos, sendo 10% do sexo feminino. Para o juiz Alexandre Takashima, corregedor das Varas de Execuções Penais do Tribunal de Justiça, as parcerias são bem-vindas e podem contribuir para o aprimoramento do sistema prisional.
“Não queremos um sistema prisional isolado. O envolvimento de empresas e da sociedade em geral é uma boa notícia e um exemplo a ser difundido”, disse o magistrado.
Incentivador do projeto, o deputado Gilmar Knaesel (PSDB), presidente da comissão, acrescentou que, com o fechamento das parcerias e a chegada das máquinas, as atividades devem começar assim que as detentas forem liberadas oficialmente para trabalhar. “A expectativa é que isso já se inicie em janeiro”, disse.
Participaram também da reunião os deputados Maurício Eskudlark (PSD) e Sargento Amauri Soares (PDT) e representantes das empresas e universidades associadas ao projeto. (Alexandre Back)

Equipamentos doados para o projeto:
  • duas máquinas industriais costura Reta Eletrônica
  • uma máquina industrial 4 agulhas cilíndrica
  • quatro máquinas industriais overlock
  • três máquinas industriais overlock ponto cadeia
  • uma máquina industrial Caseadeira.
  • uma máquina industrial ombro-a-ombro
  • duas máquinas industriais  para pespontar gola
  • uma esteira Cobertura
  • uma máquina de cortar viés
  • uma talhadeira

Um comentário:

  1. Acessado em: http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/projeto-malharia-social-e-apresentado-a-comissaeo-de-seguranca-publica

    Correção: O Convênio foi firmado entre a Secretaria de Justiça e Cidadania e a Malharia Social. Udesc, Estácio e Senac são instituições de ensino parceiras do Projeto

    ResponderExcluir